Com a situação economico-financeira do nosso país, cada vez mais se fala nos investimentos em obras públicas por parte do Governo. Pois bem, não é que não fizesse falta um TGV ou até mesmo um novo aeroporto, contudo temos de saber gerir bem os nossos dinheiros públicos.
Falando no TGV... A Europa encontra-se actualmente TODA interligada por comboios de alta velocidade, o TGV. Cá no nosso "Portugalinho" o investimento nessa tecnologia não seria tão rentável porque esse comboio necessita de um certo espaço de tempo para parar e para acelerar até à sua velocidade máxima, e claro, precisa do espaço e condições para andar à sua velocidade máxima (300 km/h). No meu ponto de vista caso seja necessário ligar Portugal por TGV, a única ligação prioritária será Lisboa-Madrid para, lá está, ligar Portugal à Europa por alta velocidade. Em termos secundários, a ligação Porto-Vigo poderia ser outra ligação do nosso país para a Europa, contudo não vejo assim uma suposta grande afluência como se fala. Ligação Lisboa-Porto! Um problema. Será que irá compensar esta ligação? Os dados da RAVE indicam que a ligação Lisboa-Porto irá ser feita em 1h15, atingindo a velocidade máxima de 300 km/h, cerca de 300 km. As paragens serão Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro e Porto. Compensará o investimento de €4,5 Mil Milhões?
(http://downloadsexpresso.aeiou.pt/expressoonline/PDF/Tgv_240109.pdf)
(http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/494318)
Solução: Alfa Pendular!
Como utilizador deste comboio penso que se o mesmo fosse bem aproveitado, este poderia dar mais frutos à população. Vejamos: a ligação Lisboa-Porto faz-se actualmente em 2h35, numa extenção de aproximadamente 300 km, à velocidade máxima de 220 km/h, parando nas estações de Lisboa-Entrecampos, Lisboa-Oriente, Coimbra B, Aveiro, V.N. Gaia e Porto-Campanhã. Contudo a totalidade deste percurso não é feita à velocidade máxima, mas se fosse, se houvessem condições para tal, a 220 km/h o percurso de 300 km seria feito em aproximadamente 1h20/1h30 (margem de manobra para o tempo perdido com as paragens). Se lermos bem as especificações do ETR460 - série 4000 (http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rie_4000), o Alfa Pendular poderá ser adaptado para dar a velocidade máxima de 250 km/h, reduzindo ainda mais este tempo de ligação. O problema são as linhas que não estão adaptadas para tal velocidade e porque nessas mesmas linhas passam comboios antigos regionais, inter-cidades, mercadorias, cujo sistema é diferente.
Resumindo, apostar no alfa será uma opção viável, bastando simplesmente alterar as linhas de modo a tornar eficaz a sua circulação. O investimento no TGV inclui a construção de linhas, bem como aquisição de material circulante (o comboio em si), por isso com um melhor investimento no nosso comboio de alta velocidade, poderiamos ter por exemplo uma ligação ao Algarve em menos de 3h (pois actualmente do Algarve a Lisboa são cerca de 200 km e o Alfa faz o percurso em 3h porque as linhas foram somente electrificadas e continuam com as mesmas curvas de à uns anos atrás, circulando o comboio por vezes a menos de 100 km/h e talvez faça realmente falta uma via com dois sentidos) e também uma melhor ligação da capital ao norte. Quem sabe com menos dinheiro poderíamos ter uma rede de alta velocidade deveras eficaz e a ligar as principais cidades do país.
Falando no TGV... A Europa encontra-se actualmente TODA interligada por comboios de alta velocidade, o TGV. Cá no nosso "Portugalinho" o investimento nessa tecnologia não seria tão rentável porque esse comboio necessita de um certo espaço de tempo para parar e para acelerar até à sua velocidade máxima, e claro, precisa do espaço e condições para andar à sua velocidade máxima (300 km/h). No meu ponto de vista caso seja necessário ligar Portugal por TGV, a única ligação prioritária será Lisboa-Madrid para, lá está, ligar Portugal à Europa por alta velocidade. Em termos secundários, a ligação Porto-Vigo poderia ser outra ligação do nosso país para a Europa, contudo não vejo assim uma suposta grande afluência como se fala. Ligação Lisboa-Porto! Um problema. Será que irá compensar esta ligação? Os dados da RAVE indicam que a ligação Lisboa-Porto irá ser feita em 1h15, atingindo a velocidade máxima de 300 km/h, cerca de 300 km. As paragens serão Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro e Porto. Compensará o investimento de €4,5 Mil Milhões?
(http://downloadsexpresso.aeiou.pt/expressoonline/PDF/Tgv_240109.pdf)
(http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/494318)
Solução: Alfa Pendular!
Como utilizador deste comboio penso que se o mesmo fosse bem aproveitado, este poderia dar mais frutos à população. Vejamos: a ligação Lisboa-Porto faz-se actualmente em 2h35, numa extenção de aproximadamente 300 km, à velocidade máxima de 220 km/h, parando nas estações de Lisboa-Entrecampos, Lisboa-Oriente, Coimbra B, Aveiro, V.N. Gaia e Porto-Campanhã. Contudo a totalidade deste percurso não é feita à velocidade máxima, mas se fosse, se houvessem condições para tal, a 220 km/h o percurso de 300 km seria feito em aproximadamente 1h20/1h30 (margem de manobra para o tempo perdido com as paragens). Se lermos bem as especificações do ETR460 - série 4000 (http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rie_4000), o Alfa Pendular poderá ser adaptado para dar a velocidade máxima de 250 km/h, reduzindo ainda mais este tempo de ligação. O problema são as linhas que não estão adaptadas para tal velocidade e porque nessas mesmas linhas passam comboios antigos regionais, inter-cidades, mercadorias, cujo sistema é diferente.
Resumindo, apostar no alfa será uma opção viável, bastando simplesmente alterar as linhas de modo a tornar eficaz a sua circulação. O investimento no TGV inclui a construção de linhas, bem como aquisição de material circulante (o comboio em si), por isso com um melhor investimento no nosso comboio de alta velocidade, poderiamos ter por exemplo uma ligação ao Algarve em menos de 3h (pois actualmente do Algarve a Lisboa são cerca de 200 km e o Alfa faz o percurso em 3h porque as linhas foram somente electrificadas e continuam com as mesmas curvas de à uns anos atrás, circulando o comboio por vezes a menos de 100 km/h e talvez faça realmente falta uma via com dois sentidos) e também uma melhor ligação da capital ao norte. Quem sabe com menos dinheiro poderíamos ter uma rede de alta velocidade deveras eficaz e a ligar as principais cidades do país.
Fala a voz da experiência. Literalmente! :)
ResponderEliminarConcordo. Nesta época de crise, o investimento público deve ser ponderado e avaliados todos os recursos que possuímos de antemão. Porque não os recuperar/melhorar?
Gostei particularmente deste post. Reflecte-se aqui a imparcialidade das opiniões. Lá por termos os mesmos ideais, não temos que dizer amen a tudo o que o governo diz.
Viva o TGV!! lol
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