segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Ambientalistas???

Aproveitando uma pausa no estudo de álgebra, cadeira honrosa do Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, aqui venho dar destaque a uma atitude deveras prejudicial para o ambiente!

Pois bem, durante o meu almoço na cantina da minha nobre faculdade, deparei-me com uma situação curiosa: tudo parece normal na foto, contudo o "anormal" é a folha de papel no tabuleiro. «Porquê?», perguntam vocês. Porque a pessoa em causa frequenta o Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente na faculdade em causa. GRAVE! Todos os alunos da faculdade são alvo de acusações ambientalistas por parte destes indivíduos, que insistem frequentemente que não usemos muita pasta de dentes nas escovas, que não andemos de carro e sim a pé, para reutilizar folhas de papel, para fazer a reciclagem e, à semelhança do exemplo em causa, a não utilização de folha de papel no tabuleiro.


Acredito que ao cumprirmos uma série de procedimentos, alguns de certa forma fácil, conseguiremos ser mais amigos do ambiente, contudo neste exemplo se a cantina da faculdade ou empresa gestora da mesma fizesse "publicidade" à lavagem dos tabuleiros a altas temperaturas, de certa forma que já não seria necessário o uso deste material sobre os tabuleiros. É certo que em certas cantinas, por diversos factores, os tabuleiros são só lavados "à mão" e consequentemente não são desinfectados; aí sim devemos utilizar a devida toalha de papel. São exemplo disso as galerias de restauração dos centros comerciais.

Resumindo, poupar sim, mas com limites que não ponham em causa o nosso bem-estar nos vários aspectos, contudo para que isso seja possível, têm de ser dadas provas e condições às pessoas para que assim o façam...

4 comentários:

  1. No te toca a defender o ambiente, eu sou o 1º a aparecer em defesa, mas tenho sempre uma máxima no te toca a este aspecto: recuso-me a descer a minha qualidade de vida, esse exemplo do papel e um bom exemplo, eu pessoalmente não o uso, e a minha refeição não desce de qualidade por causa disso, é claro que ao fazer isso temos que ter a certeza que o tabuleiro sem o papel não apresente risco para a saúde, outro exemplo é o banho, sempre o chuveiro, lixo separo-o, recuso-me a por exemplo a deixar de usar perfume ou champo. Zeca continua que tens aqui um seguidor

    ResponderEliminar
  2. várias notas a apontar:

    1. A razão por ter colocado o papel foi só, e somente porque, o tabuleiro estava completamente molhado.

    2. "Todos os alunos da faculdade são alvo de acusações ambientalistas por parte destes indivíduos". Nem todos, mas temos um carinho especial por dar na cabeça aos de electro :)

    3. A quantidade de pasta de dentes a usar deve ser do tamanho de uma ervilha. O flúor (presentes nas pastas de dentes), embora tenha efeitos benéficos para os dentes, é tóxico em grandes quantidades. Mais... O que limpa os dentes não é a pasta, é a escova.
    É tudo uma questão de bom-senso. Até porque ao encher a escova de pasta, ela simplesmente cai toda no lavatório.
    Convencidos agora?

    4. Para quê andar de carro quando temos alternativas? Puro comodismo?

    5. Sim, reutilizar as folhas. As canetas não são esquisitas e escrevem tanto na frente como no verso da folha!

    6. O uso de papel nos tabuleiros da cantina é totalmente desnecessário. Os tabuleiros higienizados dispensam essa base. E relembro, que o modo de limpeza dos tabuleiros é exactamente igual ao dos copos, pratos, talheres...

    7. Nada disto põe em causa o bem-estar ou qualidade de vida.

    bem... é só...

    PS: Gosto da referência à minha pessoa como: "a pessoa em causa frequenta o Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente na faculdade em causa"... ai tantas causas!

    ResponderEliminar
  3. Com uma semana de testes e exames, finalmente posso ter algum tempo para responder...
    Tenho a dizer que a minha técnica de lavar os dentes é de tal forma eficaz que a pasta não cai da escova. 1º coloco a pasta na escova; 2º com a pasta na escova, abro a torneira e coloco água por cima, de modo a "agarrar" a pasta à escova. Com isto já vai água na escova para a boca, a pasta fica a cobrir a escova toda e pronto, não se gasta assim tanta pasta, sendo desta forma amigo do ambiente.
    Penso que em relação ao resto estamos todos de acordo.

    ResponderEliminar
  4. Antes de mais nada se não são necessários pq metem os papeis disponíveis?

    ResponderEliminar